CLUBES DE CLÁSSICOS , OPALA PRIMEIRO GM NACIONAL

Carsale - No mundo dos clássicos nacionais, os clubes têm um papel importante não apenas para ajudar proprietários e aficionados, mas também na preservação da história da indústria nacional. Entre os vários que se organizaram do Brasil está o Clube do Opala, escolhido para ser o primeiro de uma série de outros que serão tema de reportagens dentro da seção de Clássicos do Carsale.

O Clube do Opala de São Paulo foi fundado em 1996 e desde o inicio é federalizado junto à Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). De acordo com presidente Sylvio Luiz Pinto e Silva, “essa ação ajuda a selecionar quais serão os eventos que o grupo participará, já que pela popularidade do modelo em questão, o grupo recebe inúmeros convites de diferentes estados brasileiros”.



Entre os eventos em que o clube costuma participar está o tradicional “Auto Show”, toda a terça-feira no Sambódromo do Anhembi, na Capital Paulista. Outro é o famoso encontro em Águas de Lindóia (SP), em meados de junho. Além desses dois, há os encontros internos, como o que acontece na Av. Marquês de São Vicente, 3000, em São Paulo, todo o segundo domingo do mês. “O bacana dessa reunião é que recebemos candidatos a novos sócios, pessoas que possuem um Opala e que procuram por alguma peça, ou mesmo compradores que desejam adquirir um exemplar”, comenta Sylvio.



Curiosidades

Pesquisando sobre a história do Chevrolet Opala, a afirmação de Sylvio Luiz é sensata. “Não temos muitos sócios, somos entre 30 e 40 integrantes. Porém, podemos dizer que há grandes exemplares entre nós”, conta ele. Isso porque entre carros que fazem parte do clube há versões como um dos primeiros modelos fabricados, um Opala 1969. Também há o último produzido, da versão “Colectors” do Diplomata, que teve apenas 100 unidades fabricadas. Ou vários com as letras “SS” cravadas na lataria, famosos pela pegada esportiva.

Entre as raridades, também se destaca o Diplomata Limusine (foto). O carro é curioso pela história e relação que há com o Brasil, já que foi produzido por encomenda na década de 80, por causa da proibição de importação de veículos no Brasil, que durou até a era do presidente Fernando Collor de Mello.

Um rápido histórico

O Opala é um dos modelos que mais atraíram e ainda atraem fãs no Brasil. Primeiro Chevrolet nacional, o carro é derivado do Opel Rekord de 1953. No mercado brasileiro, o clássico foi lançado no Salão do Automóvel de 1963, quando o piloto inglês, Stirling Moss virou garoto propaganda da novidade, assim como o cantor Jair Rodrigues e o jogador de futebol Rivelino. Chegou ao mercado com duas opções de motor: quatro cilindros de 2,5 litros e 80 cavalos de potência e 3.8, seis cilindros em linha, de 125 cv.

Durante todo processo de inicio de produção do Chevrolet Opala, conforme dados divulgados pela GM na época, entre 1966 e 1988, foram criados mais de 3.000 empregos, um aumento de 47%. Além disso, mais de 2.000 empresas se tornaram novos fornecedores da montadora e as fábricas de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e a de São José dos Campos, no interior de São Paulo, ganharam mais de 28.718 m² de áreas funcionais.